A dermatologista Valéria Campos explica o que a mulher pode fazer durante a gravidez
O cuidado diário com a saúde durante a pandemia precisa ser uma prioridade na vida de todos, principalmente para as gestantes. É comum durante o início da maternidade a mulher sentir diversas alterações em seu corpo por causa dos hormônios, como o aumento dos seios, o aparecimento de acne, inchaços, enjoos, entre outros sintomas, que podem acabar afetando a autoestima da futura mamãe.
“Toda gestante precisa de um cuidado redobrado, elas não podem usar quaisquer produtos, existem os específicos para as gravidez, não podem fazer qualquer atividade física, é tudo bem especial para elas. Podem surgir as temidas estrias, por exemplo. Não é porque uma mulher fica grávida que ela vai parar com seus cuidados estéticos, mas ela deverá ter autorização do médico que acompanha a sua gravidez”, explica a dermatologista Valéria Campos, pós-graduada em Harvard Medical School com passagem pelo Massachussets General Hospital.
Como prevenir as estrias
Sobre as estrias, é necessário entender porque elas se formam. Elas ocorrem quando as fibras elásticas e colágenas (que é a parte responsável pela firmeza da pele) se rompem, causando cicatrizes na pele, chamadas de estrias.
Durante a gravidez as estrias aparecem porque há o estiramento da pele, o crescimento do bebê e ganho de peso. Estas estrias recebem um nome específico, sendo eles: gravídicas ou gestacionais.
A Drª Valéria Campos dá algumas dicas que podem ajudar a mulher na prevenção das estrias:
- Usar cremes adequados;
- Não engordar;
- Fazer drenagem linfática manual, que são massagens leves, sem nenhuma força, um procedimento feito por um profissional;
- Caso apareçam estrias, o laser pode ser aplicado imediatamente após o parto.
Como evitar as manchas na pele
Durante a gravidez é comum que apareçam manchas na pele em algumas mulheres, como o melasma, que são manchas escuras que costumam aparecer no rosto.
A dra. Valéria Campos explica como as manchas podem ser evitadas:
- Evitar o sol;
- Evitar muito calor — borrifar água no rosto quando muito quente;
- Uso do filtro solar com cor de base em grande quantidade mesmo em dias chuvosos;
- Reaplicar o filtro sempre que houver exposição à luz;
- Uso de cremes despigmentantes (adequados à gestação).
Inchaço nas pernas
Outra dúvida comum é sobre como evitar o inchaço das pernas durante a gravidez. Ele ocorre por causa da pressão que o útero causa nas veias pélvicas e cava — aquela que recebe o sangue dos membros inferiores. Com isso, ocorre uma desaceleração da circulação e com o fluxo sanguíneo mais lento o organismo envie mais água para essas regiões, provocando o inchaço.
A dermatologista, Valéria Campos, explica como cuidar do inchaço:
- Meia elástica alta compressão, se possível até a cintura
- Drenagem linfática
- Diminuir o sal da dieta
- Se possível realizar pequenas pausas durante o dia e elevar as pernas (sentada ou deitada)
Como cuidar da pele mais seca do corpo durante da gravidez
O ressecamento da pele durante a gestação pode acontecer por diversos motivos e um deles é o estiramento da pele. A dra. Valéria Campos diz o que pode ser feito para melhorar a aparência da pele:
- Uso de hidratantes com frequência;
- Evitar banhos longos e quentes;
- Evitar o uso de buchas no corpo.
Como preparar os seios para amamentação
A preparação dos seios para a amamentação é essencial para evitar problemas como a rachadura ou fissuras nos mamilos.
Pensando no bem-estar das gestantes, a Dra Valéria Campos separou três dicas que as futuras mamães podem adotar na hora de preparar os seios:
- Expor o mamilo ao sol (protegendo o rosto);
- Esfregar a região com bucha;
- Usar cremes que engrossam a pele ao redor dos mamilos.
Aumento na quantidade e escurecimento dos pelos normais do corpo e couro cabeludo
É comum também que os pelos cresçam mais que o habitual durante a gravidez, além do crescimento dos cabelos. Isso acontece por causa das alterações hormonais durante a gestação.
A dra. Valéria Campos afirma que este crescimento regride espontaneamente após a gestação. A gestante pode se depilar mas deve evitar clareadores, especialmente nos primeiros três meses de gravidez.
Outras alterações
Outras alterações que podem ser observadas durante a gravidez são o aumento da secreção nasal, as gengivas mais sensíveis e o canal vaginal mais estreito.