Estresse pode causar acne em mulheres acima de 25 anos

Acne em mulheres acima de 25 anos

Existem muitos mitos a respeito da acne e o maior deles é achar que é coisa de adolescente. É verdade que ela costuma aparecer durante a puberdade, já que as alterações hormonais aumentam a oleosidade da pele. Mas a dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e pós-graduada pela Harvard Medical School, conta que o problema também pode aparecer nos adultos de ambos os sexos, apesar de ser mais comum em mulheres depois dos 25 anos. “Mesmo quem não tinha espinhas na adolescência pode ser surpreendido pela acne quando menos espera!”, exclama a médica.

O que pode causar acne?

Um dos principais desencadeadores do problema é o estresse. “Ele aumenta a liberação de cortisol no corpo, perturbando o equilíbrio hormonal.” É por causa desse desequilíbrio que a disfunção hormonal é outra grande causa dessa patologia. “Também é por aumento de hormônios que aparecem espinhas durante a TPM, por exemplo”, explica Valéria.

Quais os diferentes tipos de acne?

A acne aparece quando as glândulas sebáceas produzem óleo demais, que entope os poros e acumula resíduos, bactérias e células inflamatórias. Essa obstrução é chamada de comedão, que pode ter o topo preto ou branco. “Comedões abertos ficam com as pontas pretas e são conhecidos como cravos, enquanto os fechados têm pontas brancas, ou seja, são as espinhas.”

A dermatologista Valéria Campos destaca que o aumento do hormônio masculino é também causador de disfunção e acne. “Ele pode estar relacionado ao aumento de pelos na face, bem como distúrbios menstruais e disfunção ovulatória, que podem inclusive estar associados à infertilidade”, esclarece a médica.

Como tratar a acne?

Para tratar a acne, algumas medidas gerais incluem o uso de sabonetes neutros, evitar produtos oleosos, loções dermatológicas e substâncias esfoliativas. “Os esfoliantes apenas limpam os poros, mas não impedem a produção dos sebos. Esfoliar demais, aliás, pode aumentar a oleosidade”, alerta a dermatologista. De acordo com a médica, atualmente, existem equipamentos de laser e LED que podem ser usados em casa e são muito eficientes nestes casos.

Probióticos no auxílio do tratamento de acne | Dra. Valéria Campos

Existem também tratamentos com antibióticos e reposição hormonal, que só podem ser feitos com o acompanhamento de um dermatologista. “É muito comum algumas pessoas acharem que o produto que funcionou para o amigo ou familiar também vai funcionar para ela. No entanto, além de não obter melhora nenhuma, o quadro pode inclusive piorar”, previne Valéria. Além disso, estudos recentes têm mostrado uma ligação cada vez mais estreita entre a dieta e a acne. Alimentos como o leite e produtos ricos em açúcares podem ser o gatilho para causar as indesejadas espinhas.  “Não é o chocolate em si que causa a acne, mas o leite e o açúcar contidos nele”, explica a dermatologista. Isso ocorre provavelmente porque o excesso de glicose desequilibra a produção de insulina, que, por sua vez, causa uma inflamação celular, aumentando a produção de sebo pelas glândulas sebáceas.