Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Mitos e verdades do melasma que você precisa conhecer

A dermatologista, Valéria Campos, durante a entrevista ao Portal Papo de mãe esclareceu as dúvidas que mais surgem sobre esse assunto 

Não existe uma definição, a única certeza é que a exposição aos raios solares sem uma proteção adequada pode levar ao surgimento das manchas na pele. Segundo a dermatologista pós graduada em Harvard, Valéria Campos, não existe uma explicação única para essa causa, para esses fatores citados, mas existe identificação de sintomas  que podem levar ao aparecimento do melasma na pele

“O uso de determinados medicamentos e  das disfunções  hormonais, predisposição genética, doenças no fígado e até a gestação, também pode levar ao surgimento do melasma. Não é um caso isolado não”, explica a dermatologista durante a entrevista ao Portal Papo de Mãe. 

A procura por um dermatologista para tratar o melasma, cresceu nos últimos tempos nos consultórios brasileiros. “Podemos dizer que é a terceira maior causa de reclamações, especialmente de mulheres”, disse Valéria Campos. 

O índice de busca por tratamento como mencionou a especialista, não está ligado ao público feminino à toa, mas sim devido a uma questão importante que devemos observar: As mulheres tendem a ter maior desenvolvimento da doença do que os homens  e o motivo é simples de explicar, às mulheres com faixa etária superior acima de 60 anos tendem a serem as mais afetadas.

A Dra. Valéria Campos explica também que alguns mitos e verdades  sobre a doença sempre estão entre as palavras mais buscadas na internet. Abaixo pode-se encontrar algumas curiosidades que sempre surgem durante as consultas dermatológicas que a dermatologista recebe dos seus pacientes: 

1- O óleo de Rosa Mosqueta ´funciona no tratamento do melasma?

R: Não é a melhor opção no tratamento do melasma.

2- Remédio caseiro para melasma resolve?

R: Não existe nenhum remédio caseiro do mundo capaz de melhorar o melasma.

3- O que é melasma clear?

R: É o nome comercial de um produto a base de ácido kójico e bioblanc, que é retirado das oliveiras, é um produto bom, não muito agressivo, não tem hidroquinona, mas tem outras opções para o melasma.

4- Flebon serve para melasma?

R: É um dos filtros solares orais, que é o picnogenol, uma substância extraída da casca dos pinheiros, no qual você utiliza para ajudar a proteger, não chega a substituir o filtro solar, mas é uma das opções boas. Eu tive a oportunidade de fazer um trabalho com ele e como método coadjuvante é muito bom.

5- Cisteamina resolve melasma?

R: Não podemos falar em cura do melasma. A cisteamina resolve, é uma das opções, eu gosto e uso associado. A substância que tem mais evidência científica para clareamento, é a hidroquinona, mas a gente não gosta de deixar direto e então tem que alternar com outras substâncias, como é o caso do ácido kójico, arbutin e a cisteamina. Mas é uma opção sim que pode ser eficiente, deixamos na parte de peeling e associado ao laser

Leia a matéria completa em: Portal Papo de Mãe / UOL

4/5 (4 Reviews)

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos!

R. Barão de Teffé, 1000 – Jardim Ana Maria, Jundiaí – SP, 13208-761

(11) 4521-7197

Desenvolvido por: Agência Mostra
Open chat