A cantora relatou o problema em suas redes sociais
Na última semana, a cantora Marília comentou que o aparecimento da Acne coincidiu com o uso do DIU hormonal para regular o fluxo menstrual.
A cantora disse que costuma tomar todos os cuidados com a pele, tem uma alimentação saudável, mas ainda assim não se livra do problema . “Seca uma e nascem oito. Não paro de ter espinha”, chegou a afirmar. “Minha pele, mesmo cuidando direitinho, fazendo tudo certinho, todos os protocolos, não para”, completou.
A Acne na mulher adulta, como no caso da Marília Mendonça é uma queixa recorrente no consultório. E o Portal UOL Universa, repercutiu o assunto pra ajudar as milhares de mulheres que sofrem com o problema. Na reportagem eu expliquei que Quando a mulher para de fazer o uso ou decide trocar a pílula anticoncepcional pelo DIU, seja ele hormonal ou de cobre, elas sentem mesmo as consequências na pele, é uma reação esperada.
A produção de sebo em nossa pele é controlada por hormônios chamados andrógenos, como a testosterona e seus derivados. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação aos outros, caso do estrogênio e da progesterona, a pele produz mais sebo e apresenta maior tendência à acne.
Grande parte dos anticoncepcionais hormonais orais reduzem essa oleosidade e afastam as espinhas, pois tem ação antiandrogênica, mas alguns não conseguem fazer esse controle.
Quem planeja largar a pílula e usar o DIU como contraceptivo deve montar uma estratégia de modo a minimizar os efeitos dos hormônios sobre a pele. Se possível, recomendo às pacientes que iniciem este processo nos períodos mais frios do ano, quando a pele tende a ficar mais seca, com nível menor de produção sebácea.
Veja outros posts sobre tratamentos de pele:
Podcast fala sobre cuidados com a pele do rosto
Saiba mais sobre a “Mascne”: acne causada pelo uso de máscara
Os benefícios do Sérum no Skincare
Conheça a Criomodulação Glacial que é a novidade no combate a manchas e no melasma
Leia a matéria completa em: Portal Universa – UOL