Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Especialistas de Harvard recomendam comer devagar

Estar atento na hora da refeição faz bem para a saúde e reduz o risco de obesidade.

Quando foi a última vez que você desfrutou de uma refeição tranquila e sem interrupções? Se você não consegue lembrar, deve ficar mais atento. Hoje em dia, comer tranquilamente é um luxo raro. Infelizmente, para muitas pessoas, comer rapidamente se tornou uma regra. Na correria do dia a dia as pessoas “engolem” a comida enquanto enviam mensagens de texto, acompanham seus programas de TV favoritos, ou estão navegando em alguma rede social. No entanto, pesquisas revelam que o ato de comer com pressa pode contribuir para o sobrepeso e para a obesidade.

Conforme você come e bebe, seu estômago se enche, ativando receptores de estiramento. Esses receptores enviam mensagens de saciedade para o cérebro por meio do nervo vago, que conecta o cérebro ao estômago. Então, quando o alimento entra no intestino delgado, os hormônios do apetite são liberados, enviando mensagens adicionais de saciedade para o cérebro. Porém, este processo não acontece imediatamente, ele pode levar 20 minutos ou mais para captar os sinais e o cérebro receber o comando de que é hora de soltar o garfo. Comer muito rápido não permite que esse sistema tenha tempo suficiente para funcionar, o que facilita comer além da conta sem perceber.

O ideal é começar a comer atentamente. Comer com atenção é o ato de focar totalmente na comida enquanto você come. Ele o incentiva a perceber mais os sabores, cheiros e textura da sua comida, bem como aos sinais de fome e saciedade do seu corpo. Por mais básico que possa parecer, essa prática é surpreendentemente poderosa. Em um pequeno estudo, 10 voluntários obesos se inscreveram em aulas semanais de alimentação consciente, e foram convidados a prestar atenção aos seus desejos e emoções. Os participantes não apenas perderam, em média, 3,5 kg ao final do programa de três meses, como também relataram menos fome, estresse, ansiedade, depressão e compulsão alimentar.

Além de focar nos sabores e aromas da sua comida, algumas técnicas podem ajudá-los na hora de fazer uma refeição mais consciente:

  • Crie um ambiente calmo e bonito para fazer as refeições. Uma mesa bagunçada não passa uma sensação de tranquilidade interior, necessária para cultivar uma mentalidade pacífica;
  • No início da refeição ajuste um cronômetro para 20 minutos. Em seguida controle o seu ritmo para terminar a comida dentro do tempo previsto;
  • Deixe a secretária eletrônica cuidar das chamadas recebidas;
  • Guarde o celular, tablets, livros e se concentre somente no ato da refeição;
  • Desligue a televisão ou outra fonte de distração;
  • Coma na mesa da cozinha ou da sala de jantar e evite qualquer dispersão;
  • Pense apenas na porção da comida que você está ingerindo naquele momento;
  • Se concentre nas mordidas;
  • Mastigue pelo menos 30 vezes cada garfada;
  • Antes de repetir o prato ou pedir a sobremesa, tenha certeza se está de fato com fome.

Há outra desvantagem de comer distraído que não tem a ver com a velocidade. Comer enquanto você está ocupado com outras atividades, rouba a oportunidade de desfrutar totalmente a refeição, o que pode fazer com que a pessoa não se sinta totalmente satisfeita, dando a chance de continuar comendo.

Gostou dessas dicas? Sempre compartilho novidades aqui no Blog. Não deixem de conferir!

4/5 (1 Review)

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos!

R. Barão de Teffé, 1000 – Jardim Ana Maria, Jundiaí – SP, 13208-761

(11) 4521-7197

Desenvolvido por: Agência Mostra
Open chat