Betaterapia: o que é?

shutterstock_105986492Bom, para resumir, a Betaterapia é um tratamento que usa a radiação para inibir a divisão acelerada das células e regular a quantidade de colágeno. Uma técnica que pode ser usada para queloides e lesões da pele, causadas devido ao crescimento de tecido fibroso em recuperação. Vale lembrar que ela deve ser aplicada a partir do primeiro ou segundo dia após a cirurgia.

Entenda como funciona:

Um aparelho de fonte radioativa emite raios beta na camada da pele onde as células responsáveis pela formação de cicatrizes altas e irregulares agem. Como tem os mesmos princípios da radioterapia, resulta em melhor cicatrização. Os queloides costumam aparecer após cirurgias, queimaduras ou são causados por lesões. O procedimento é totalmente seguro e a penetração da radiação é limitada à pele.

Vale lembrar que para garantir um bom resultado, o início da betaterapia precisa ser rápido, normalmente no dia seguinte ao da cirurgia plástica.

Prós e contra do tratamento:

A grande vantagem é que o procedimento é barato e acessível, além de indolor e simples. Não traz risco algum ao paciente e não apresenta contra-indicações.

valéria campos