Queda de cabelo pode ser provocada por estresse e medicamentos

shutterstock_108170126

Perder alguns fios de cabelo todos os dias é completamente normal, mas é preciso prestar atenção na quantidade, já que queda de cabelo pode atingir pessoas de todas as idades. Quem sofre com queda de cabelo muitas vezes não imagina o que o problema pode ser causado por hábitos do dia a dia ou por consequência de uma doença.

Quando devo me preocupar?

A queda de cabelo é preocupante, sobre tudo quando os fios perdidos não são substituídos por outros que deveriam nascer. Perder mais de 150 fios por dia é motivo para ficar alerta. Além de encontrar fios no travesseiro, tolha de banho e durante a lavagem pode ser sinal de que algo não vai muito bem.

Qual profissional deve ser consultado?

Caso você note a perda excessiva de cabelo procure um dermatologista. O profissional irá avaliar o motivo, a gravidade e o melhor tratamento para o seu caso. Lembre-se, nunca tome medicamento sem recomendação médica. O remédio que funcionou muito bem para a sua amiga pode não ser o mais indicado para você. Consulte sempre um médico.

Medicamentos podem causar a queda

Queda de cabelo pode ser causada por estresse que tende a prejudicar a fixação dos fios no couro cabeludo. Há medicamentos que têm queda de cabelo como efeito colateral. Geralmente são antidepressivos, anfetaminas, medicações para emagrecimento e para tratamento de acne. Fique atenta à bula e converse com seu médico.

shutterstock_240420940

Estresse

Em casos extremos, estresse pode levar a queda de cabelo grave. Há certos tipos de estresse que afetam o sistema circulatório periférico, prejudicando a fixação dos fios.

Outros fatores que podem influenciar:

– Herança genética de perda capilar,

– Deficiência de ferro,

– Estresse,

– Anestesias prolongadas,

– Alguns medicamentos,

– Problemas na tireoide,

– Danos químicos provocados por agentes externos, como alisamento com formol.