Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Quais são os tipos de produtos que devem ser evitados nas crianças e bebês?

Domingo foi dias das mães e não tem nada pior no mundo do que uma mãe preocupada com a saúde dos seus filhos, né? Por isso, tive a ideia de separar em um artigo aqui no blog os principais ativos quando pensamos em cosméticos e produtos de higiene. Listo abaixo alguns itens que devem ser evitados para garantir a segurança dos pequenos:

Álcool: presente nas soluções de limpeza da pele, pode causar queimadura, principalmente, nos recém nascidos. Mas mesmo crianças maiores devem evitar as formulações alcoólicas sempre que possível.

Soluções iodadas: o emprego delas na pele do recém-nascido  pode resultar em sobrecarga significativa de iodo e um grave e transitório hipotireoidismo.

Prilocaína: componente de anestésico tópico, pode causar até a morte quando aplicada em superdosagem. Já a tetracaína em gel, outro anestésico tópico, pode causar dermatite de contato nos recém nascidos.

Propilenoglicol: ingrediente de muitos emolientes, pode causar ardência e irritação cutânea, especialmente, se utilizado em uma concentração maior do que 5%.

Sódio lauril sulfato (SLS): é um potente irritante da pele que danifica a barreira lipídica e causa inflamação e descolamento das camadas da pele.

Sódio laureth sulfato (SLES) e amônio laureth sulfato: são agentes que formam a espuma de produtos como pastas de dente, gel de banho, espuma para banheiras. São irritantes, podem danificar proteínas e provocar lesões na boca. 

Metilisotiazolina: encontrado em xampus e condicionadores, tem sido associado a defeitos neurológicos

Parabenos (metilparabeno, propilparabeno, etilparabeno e butilparabeno): encontrados em loções e xampus para bebês e também em lencinhos de limpeza. Podem causar dermatite de contato e irritação na pele

Na higiene do bebê e da criança, também devem ser cuidadosamente evitados produtos que contenham perfumes e corantes (pelo risco de dermatite de contato), além de aditivos que simulem cores e aromas apetitosos de fruta e doces, uma vez que estimulam a ingestão dos cosméticos. Na dúvida, consulte um pediatra ou dermatologista.

Abraços,

0/5 (0 Reviews)

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos!

R. Barão de Teffé, 1000 – Jardim Ana Maria, Jundiaí – SP, 13208-761

(11) 4521-7197

Desenvolvido por: Agência Mostra
Open chat