Depilação: cuidados que fazem a diferença!

Aqui na Clínica Valéria Campos, eu e minha equipe realizamos a depilação a laser, inclusive recentemente publicamos neste blog uma matéria com minha entrevista para o Estadão. Mas há ainda as mulheres que utilizam os métodos de depilação convencionais, como a lâmina, a cera quente e fria. Por isso, hoje vou esclarecer algumas dúvidas importantes.

Cuidados na depilação

Se possível, evite fazer no período menstrual, pois  o corpo retém mais água que o normal, deixa a pele um pouco inchada e sensível e aumenta a sensação de dor, Atenção para não depilar áreas machucadas, queimadas ou irritadas. O pelo não vai sair direito e você pode deixar a pele ainda mais ferida. E nada de querer reaproveitar produtos, hein! Se você prefere gilete, saiba que ela dura poucas depilações, assim que perceber pelos grudados na lâmina ou que ela enferrujou é hora de comprar uma nova. Caso goste de cera quente ou fria, passou, arrancou (com ou sem papel), descarte no lixo. Outro cuidado é em relação a cera muito quente, que pode queimar a pele e deixá-la manchada.

E se você é daquelas que sai direto da sala de depilação pra piscina, pode parar! Saiba que se expor ao sol logo depois pode acarretar em manchas. Um detalhe: quem é mais morena deve tomar mais cuidado! E se você está pensando em usar aqueles cremes depilatórios, antes verifique com seu dermatologista se sua pele não é muito sensível ou com tendência a manchas.

Alergia a metal

Vale ressaltar que quem tem alergia a níquel ou bijuterias não pode, de maneira alguma, usar lâmina para se depilar.

Pelos encravados: como aparecem?

Isto acontece devido a característica recurvada dos pelos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória conhecida como pseudofoliculite. A causa principal é o ato de raspar ou depilar os pelos que, quando voltam a crescer, encravam-se. Para evitar isso, o indicado é utilizar uma agulha esterilizada, colocando-a por sob a alça formada e levantando-o. Não é necessário furar a pele. Em casos com inflamação ou infecção, um médico dermatalogista poderá indicar um creme anti-inflamatório e antibiótico. Uma forma de acabar definitivamente com os pelos encravados é deixá-los crescer. Quando estão longos, os pelos perdem a força para penetrar a pele. Como muitas vezes isto não é possível, uma outra opção é a depilação a laser.

Abaixo separei mais algumas dicas imprescindíveis:

• Procure  sempre uma profissional bem treinada e experiente
  • Faça depilação com a pele limpa para evitar infecções.
  • Para quem usa lamina de barbear, depile-se após o banho. O vapor abre os poros e amolece os pelos.
  • Evite expor a pele à água do mar e usar perfumes por 24 horas após a depilação, para evitar irritações..
  • Tratamentos com ácido glicólico ou retinóico devem ser suspensos uma semana antes da depilação, pois deixam a superfície tão fina e sensível que a pele pode ser arrancada.
  • Acalme e hidrate a pele depois, com um pós-depilatório sem álcool.

Espero ter ajudado! E qualquer dúvida, podem escrever no campo abaixo que terei o maior prazer em responder!

Grande abraço,