Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Como cuidar da pele masculina?

Embora em geral a estrutura básica e a função da pele sejam muito semelhantes entre os sexos, a pele masculina possui características únicas necessitando de uma atenção mais cuidadosa. Com o início da puberdade, as diferenças hormonais influenciam na estrutura e função da pele fazendo com que a pele do homem se torne mais espessa, oleosa (pelo maior número de glândulas sebáceas) e com uma maior quantidade de pelos. Estes pelos são estimulados pelos hormônios androgênicos masculinos e por isso são mais grossos, densos e escuros na região da barba. Essas considerações são importantes para a escolha de produtos ideais e nos cuidados diários indispensáveis para a saúde e a beleza da pele masculina.

Quais são os principais fatores que podem causar irritação na pele dos homens no momento de barbear? 

Os pelos são um material biológico desafiador ao serem cortados e, quando secos, comparam-se a um fio de cobre de diâmetro semelhante, exigindo uma força equivalente para ser cortado. O trauma e a irritação estão normalmente associados à técnica errada, produtos de qualidade inferior e também pela falta de cuidados diários na hidratação o que diminui a função de barreira da pele. Como a pele masculina é mais profundamente pigmentada do que a da mulher há um aumento da incidência de hiperpigmentação pós-inflamatória pelo trauma associado ao barbear. Os problemas da pele mais associados ao ato de babear incluem irritação, trauma, escoriação, acne, hiperpigmentação e pseudofoliculite da barba.

O que favorece o surgimento de pelos encravados nos homens?

Na área da barba grande parte dos pelos são terminais, ou seja, geralmente é um pelo maior, mais grosso e mais escuro. Estas diferentes características de espessura e formato dos pelos influenciam no encravamento podendo levar a uma inflamação e infecção do folículo do pelo, sendo este quadro chamado de foliculite. O primeiro passo é manter uma hidratação adequada da pele e do pelo, pois a queratina do pelo tem uma afinidade elevada pela água tornando o pelo mais suave. Com o aumento da hidratação, a força necessária para se cortar o pelo diminui drasticamente.  O gel de barbear deve ser composto por ingredientes que ajudem na hidratação e lubrificação, reduzindo o atrito entre a pele e a lâmina de barbear, minimizando assim os traumas na pele. Se os pelos estão secos e mal hidratados, isso aumenta o risco de irritação ou de ferimentos, acompanhados de uma sensação de ardor, irritação e coceira, com isso favorecendo o encravamento.

No próximo post, vou escrever especificamente sobre os cuidados na hora de se barbear. Se tiverem alguma dúvida, podem escrever aqui abaixo nos comentários…

0/5 (0 Reviews)

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos!

R. Barão de Teffé, 1000 – Jardim Ana Maria, Jundiaí – SP, 13208-761

(11) 4521-7197

Desenvolvido por: Agência Mostra
Open chat