Câncer no ovário: doença registra alto índice de mortalidade

A dermatologista Valéria Campos explica como venceu essa doença e promove lives de conscientização no seu instagram

O câncer no ovário, apesar da baixa incidência, entre 1% e 2% das mulheres, pode ser fatal. É uma doença silenciosa, que se diagnosticada tarde demais pode levar à morte. O seu diagnóstico pode ser feito através de um ultrassom transvaginal, por isso é importante que toda mulher faça este exame pelo menos uma vez no ano e quando solicitado pelo seu ginecologista. Ele também pode ser diagnosticado através de um exame de sangue.

Segundo o oncologista Arthur Maia, médico do Hospital São Vicente, em Jundiaí, São Paulo, as mortes ocorrem porque o diagnóstico é feito tardiamente.  “Infelizmente em 80% dos pacientes que fazem o exame quando a doença já se espalhou pelo abdômen”, contou o oncologista.

A dermatologista Valéria Campos afirma que foi diagnosticada com a doença em 2011.   “Quando venci o câncer de ovário me senti muito gratificada, pois ele foi identificado nos estágios primários, em tempo de realizar o tratamento. Fiz todos os tratamentos em Jundiaí, contei com o apoio de amigos e familiares. Isto me ajudou muito”.

Com o intuito de ajudar as pessoas que estão batalhando para vencer essa doença, Valéria Campos vem realizando lives nas suas redes sociais, como o instagram (@dravaleriacampos), onde ela em detalhes sobre os cuidados que as mulheres precisam ter e como podem se proteger desta doença.

Leia a matéria completa em Jornal Jundiaí