Confira essas dicas e capriche na alimentação. Alguns alimentos ajudam a manter o viço na pele e são ótimos para a saúde
Você sabe quais alimentos ajudam a manter um bronzeado bonito? Todos os alimentos saudáveis ajudam, mas um dos mais importantes são os que são ricos em betacaroteno, O betacaroteno é um antioxidante que é transformado em vitamina e, em conjunto com outras vitaminas, age ativamente na recuperação da derme e auxilia na formação de melanina, pigmento presente na pele e responsável por protegê-la dos raios solares e ajudam no bronzeamento.
Outra dica, quanto mais colorido for o prato, mais chances de ser saudável. Alimentos brancos como o leite, queijo, banana, couve-flor, batata, arroz, e cogumelo são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Os vermelhos contém licopeno que é uma substância que age como antioxidante, e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Os alimentos amarelos como mamão, cenoura, manga, laranja e a abóbora são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em beta-caroteno.
Os de cor roxa ou azulados, como a uva, ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico. Os alimentos verdes como os vegetais folhosos, o pimentão, salsão e as ervas, contêm clorofila. Já os alimentos marrons contém fibras e vitaminas do complexo B e E e são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor amarronzada.
Após 30 dias consumindo alimentos saudáveis e coloridos já é possível notar os seus efeitos na pele. Os alimentos ricos em betacaroteno quando consumidos em excesso, não são transformados em vitamina A e o organismo mantém esse pigmento em excesso armazenado na pele, conferindo um tom amarelo-alaranjado nas palmas da mão e no tom da pele, é preciso saber dosar! O organismo só irá sintetizar o betacaroteno em vitamina A quando for necessário. Lembre-se que não é nada agradável ficar com a o tom da pele amarelo-alaranjado e, por isso, sempre é bom consumir somente o necessário.
Considerando por fim, que necessitamos de todos os nutrientes, e que existe uma interação importante entre eles e que o excesso nunca é legal, aproveite sempre a oferta enorme que o Brasil oferece de frutas, legumes e verduras para elaborar um cardápio bem colorido. Além disso, evitar banhos quentes e prolongados, excesso de sabonete e usar muito hidratante corporal.
Quanto ao aproveitamento das vitaminas, todas são importantes para evitar o envelhecimento, mas a vitamina C, em particular, é muito importante na regeneração da pele e síntese de colágeno. Capriche no prato! A sua pele agradece!