Foliculite é um nome difícil para um problema bem comum: a inflamação do pelo encravado. Quando o pelo cresce, ele pode estar fraco e não conseguir ultrapassar a barreira da pele. Ou ele sai, mas volta a entrar. “Quando bactérias entram no poro onde estava o pelo, o local inflama e começa o tormento: dor, coceira, pontos pretos e bolinhas vermelhas, com ou sem pus”, explica a dermatologista Valéria Campos, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
A inflamação pode ocorrer por falta de assepsia do local antes da depilação, aplicação de cremes inadequados depois da retirada dos pelos ou mesmo utilização errada dos métodos depilatórios. “A depilação com cera é a que mais leva ao aparecimento das bolinhas, já que a glândula sebácea próxima ao pelo entope”, explica a dermatologista.
O problema é mais comum em peles morenas e negras, que normalmente tem pelos recurvados, e ocorrem com mais frequência nas virilhas e nas pernas. Mas, como evitar este desconforto? Este será o tema do post, na quinta-feira!