Ao contrário do que muita gente pensa, quando falamos sobre tratamentos antiidade, não estamos apenas falando de técnicas e produtos que podem ser usados apenas quando se está acima dos 30 anos. Na verdade, o tratamento antiidade deve ser iniciado aos seis meses de idade com o uso do filtro solar.
Claro que os produtos para cuidados com a pele dos bebês devem ser criteriosamente escolhidos e utilizados de forma cautelosa, buscando o bem-estar e a saúde. Esses produtos tem que ter na embalagem a descrição de que são destinados ao público infantil. Alguns produtos são dermatologicamente testados ou hipoalergênicos; isto significa que foram testados sob o controle de médicos dermatologistas, o que reduz o risco de surgimento de alergias. Infelizmente, nem sempre serão 100% confiáveis, assim, os produtos mais seguros são de origem reconhecida. Os formuladores devem selecionar os ingredientes a serem utilizados nos produtos, dentre aqueles autorizados pelas agências reguladoras para uso infantil e suas fontes devem ser cuidadosamente escolhidas para evitar que impurezas indesejáveis estejam presentes.
As estruturas das formulas dos produtos infantis não diferem das dos adultos – o que vai diferir é a escolha dos ingredientes. Por exemplo: dentre os 38 tipos de filtros solares permitidos pela ANVISA, é consenso que, para a pele do bebê, os mais indicados são somente dois: óxido de zinco e dióxido de titânio, chamados de filtros físicos ou minerais, muito menos propensos a causar reações alérgicas.
O hidratante deve ser incluído por volta dos 20 anos, os ácidos noturnos a partir dos 30, já o nutritivo após os 35 anos ou próximo a menopausa, lógico que as pessoas com pele mais secas devem iniciar o nutritivo mais precocemente.
Cremes antiidade e pele oleosa
No passado, de fato, os cremes antiidade eram feitos para mulheres menopausadas que tinham pele mais seca. Hoje, essa realidade está totalmente diferente, até os adolescentes já usam creme antiidade. A indústria se preparou para isso e portanto há produtos para todos os tipos de pele, inclusive alguns até diminuem a oleosidade normal da pele e combatem a acne.
Você tem alguma dúvida sobre dermatologia? Pode escrever aqui no blog, que responderei o mais breve possível!
Um beijo,