Sabe aquelas rugas de expressão na testa e ao redor dos olhos que dão um aspecto de face cansada e envelhecida e incomodam tanto? Pois é, elas surgem porque depois de anos de contração da musculatura facial, as linhas de expressão começam a se unir e ficar mais pronunciadas. Nas mulheres que possuem pele mais delicada, essas linhas de expressão podem se tornar mais exageradas e permanentes. Mas isso não significa que não existam maneiras de amenizar o efeito das tão indesejadas rugas. Uma ótima opção pode ser aplicação de toxina botulínica.
Um dos procedimentos não cirúrgicos mais requisitados nos consultórios de medicina estética e cirurgia plástica, a toxina botulínica tipo A é usada majoritariamente para o preenchimento de rugas. O tratamento consiste em injeções da toxina nessas áreas problemáticas como glabela, ao redor dos olhos e boca, onde os músculos faciais possuem maior força de contração. Ele é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.
Os resultados da aplicação de toxina botulínica duram até 4 meses em media, que corresponde ao período que a toxina botulínica irá atuar paralisando a musculatura desejada. O médico é quem irá determinar os locais exatos das injeções do produto, ao examinar sua capacidade de movimento da musculatura facial.
Uma das grandes vantagens do tratamento é a fácil recuperação, já que não é necessária intervenção cirúrgica.
A toxina botulínica também pode ser utilizado com sucesso para produzir um lifting de sobrancelhas, ao ser aplicado em locais específicos.