Sabe aquelas espinhas que aparecem pouco antes de um dia importante, para o qual você estava muito ansiosa? Ou aquela doença de pele que já existia mas ficou pior logo antes de tomar aquela decisão incontornável? Ou um processo espontâneo de dermatite?
Já falamos aqui no blog sobre algumas evidências de que doenças cutâneas podem estar associadas ao estresse. Além disso, a Associação de Psicologia dos EUA mostra que 49% das mulheres estão mais estressadas que os homens nos últimos 5 anos! Por isso, é de suma importância evitá-lo, tanto para a sua saúde da pele, quanto para a sua felicidade.
Por sorte, a felicidade é algo que pode ser exercitado. Isso mesmo! A professora Soja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, descobriu em seus estudos sobre o cérebro que, apesar de existirem fatores genéticos influenciando a felicidade, nós também podemos controlar 40% dessa sensação simplesmente com nossas ações, ou seja, é possível treinar para ser mais feliz!
A primeira coisa a se fazer é focar sua atenção nas coisas positivas. O psiquatra Rick Hanson diz que nosso cérebro está programado para guardar lembranças ruins, mas é possível transformar essas memórias em algo positivo reforçando os ensinamentos e aprendizados que tivemos com as experiências negativas.
Outro fator importante para a felicidade é fazer uma coisa de cada vez. Tentar fazer coisas demais compromete a felicidade, segundo o professor Tal Bem-Shahar, da Universidade de Harvard. Basicamente, é preciso dizer mais “sim” para si mesmo e mais “não” para os outros em algumas situações, para não ficar sobrecarregada,
Além disso, para ser feliz é preciso ter gratidão. Fazer coisas para os outros, trabalho voluntário ou mesmo ajudar quem está próximo, da maneira que puder, faz com que você se sinta muito melhor e ainda melhora a função do cérebro.
Que tal aproveitar este fim de ano e já colocar a felicidade como prioridade nas metas para 2015?
2 comentários em “Quer evitar estresse? Exercite a felicidade!”
Boa tarde, gostaria de saber se trabalham com algum plano de saúde! Muito obrigada!
Olá, Fabiola! Não trabalhamos mais com planos… Abraços!