Com a mudança da estação e a chegada do verão, nosso comportamento também muda. De uma hora para outra, passamos a deixar os casacos e calças compridas no armário, e a pele, que antes estava protegida pela roupa, agora não está mais. Essa transformação de hábito exige um cuidado muito grande com a pele, para evitar que ela seja prejudicada pela superexposição ao sol. Para as pessoas com sardas, o cuidado deve ser redobrado.
O que são as sardas?
Sardas nada mais são do que queimaduras do sol, que quase sempre surgem de uma proteção solar inadequada em pessoas que não têm capacidade de aguentar o sol. O aparecimento de sardas já denota que a pele é sensível e não tem capacidade de se defender sozinha.
Onde elas aparecem?
Segundo ele, as pintinhas aparecem principalmente no rosto, ombros e colo e são uma forma de envelhecimento da pele. O lugar que envelhece com maior facilidade é o colo da mulher.
Como impedir?
Para impedir as queimaduras, ou evitar o aparecimento de novas, o uso de filtro solar sozinho não é suficiente. Segundo ele, o ideal seria passar 2 ml do produto em cada centímetro quadrado da pele, o que, para um adulto de 70 kg, significaria usar 40 ml de filtro solar em uma única aplicação, ou 1/3 da embalagem tradicional. Depois de uma hora e meia, o produto deve ser reaplicado.
Como muita gente não faz isso, o ideal é combinar o produto com o uso de camisetas e bonés, ficar na sombra, debaixo de guarda-sóis e se expor somente nos horários de menor incidência solar. Essas atitudes são benéficas não só para a pele, mas para a saúde de maneira geral, já que a radiação solar diminui a imunidade do corpo, podendo causar piora de micoses, surgimento de infecções, principalmente em crianças, e o aparecimento de herpes.