Muitas vezes a acne está associada à alimentação. Isso também ocorre com alguns suplementos que contém leite, mas você sabe porque isso acontece?
A acne vulgaris, doença inflamatória da pele da adolescência e do adulto, aumentou sua incidência e voluiu para uma epidemia que atualmente afeta mais de 85% dos adolescentes nos USA, no Brasil atinge e entre 35% e 90% nos adolescentes, e a razão está intimamente relacionada com dieta ocidental.
Em um estudo no qual se avaliaram mais de 1.200 indivíduos de duas sociedades não ocidentalizadas, atribui-se a ausência de acne nessas populações ao seu padrão alimentar. Em suas dietas há, substancialmente, baixo índice glicêmico em comparação com as dietas ocidentais. Em estudos epidemiológicos com a população de esquimós , detectou-se que os mesmos não tinham acne até a introdução dos hábitos alimentares ocidentalizados
Outros estudos, realizados com populações que viviam em vilas de área rural, no Sul da África, concluíram que esses povos apresentavam, significativamente, menos acne do que seus descendentes que migraram para os Estados Unidos, ou seja, a partir do momento da ocidentalização destes.
O grande vilão são os alimentos que aumentam rapidamente o açúcar no sangue, também chamados de alimentos com altos índices glicêmicos, esses são alimentos também conhecidos como carboidratos simples. O leite desnatado, por exemplo, componente de muitos leite suplementos, os whey protein, favorecem o surgimento e/ou agravamento da acne, porque quando a gordura é retirada o índice glicêmico aumenta, ou seja, a verdade absoluta do leite desnatado deve ser reavaliada.
O leite contém estrógeno, progesterona e outros hormônios que podem causar ou agravar a acne. Além disso o leite é enriquecido de outras moléculas bioativas que agem nas glândulas sebáceas , tais como glicocorticoides, fator de transformação de crescimento e compostos semelhantes a opiáceos. Especula-se que o processamento do leite desnatado altere a biodisponibilidade dessas moléculas bioativas ou a interação das mesmas com as proteínas de ligação. Sendo assim, é possível que o balanço dos constituintes hormonais do leite desnatado esteja alterado, isso justifica o aumento da acne com a introdução na dieta do brasileiro do leite desnatado e o uso comum de suplementos por adultos para ganhar massa muscular. Vale lembrar que esses produtos são feitos à base do soro do leite, e tem contribuído substancialmente para o aparecimento da acne em adultos.
Recomenda-se, portanto, como parte fundamental à terapêutica da acne, que se evite a ingestão de laticínios e carboidratos com alto índice glicêmico. Importante lembrar, com relação aos suplementos, que hoje já existem opções de produtos sem lactose. Estejam atentos às formulações. Cuidem-se!