Jejum de cinco dias por três meses diminui os riscos de câncer, diabetes e doenças vasculares. Você ouviu falar sobre este novo estudo?
Sim, é isso mesmo: ficar sem comer por cinco dias, uma vez por mês, durante três meses! Soa um tanto quanto radical, não acha? Mas parece que os resultados são efetivos!
De acordo com uma matéria no Washington Post, um pequeno estudo publicado no periódico Cell Metabolism e realizado pelo National Institute of Aging, mostrou que os participantes que jejuaram durante um período
de três meses apresentaram diversos benefícios em relação a saúde.
Haviam apenas 19 participantes no estudo, mas os resultados estão motivando um pesquisador da Universidade da Califórnia a tentar obter aprovação da FDA (Food and Drug Administration). A dieta possibilita que os pacientes comam normalmente durante 25 dias, restringindo a alimentação por apenas cinco dias, quando eles devem ficar totalmente sem comer. Após esse período, os pacientes que passaram pelo estudo perderam peso e o nível de açúcar foi reduzido. Alterações no sono foram apresentadas como um dos possíveis efeitos colaterais.
Confesso que preciso de mais estudos para indicar essa ação aos meus pacientes, mas vale a pena pensar, já que o jejum é uma prática muito antiga… Talvez, mais uma vez, os antigos tenham razão!