Sabe aquelas bolinhas vermelhas, com ou sem pus, que aparecem principalmente no bumbum e na virilha? Elas são sinais da foliculite, uma infecção causada por bactérias. Essa doença surge quando usamos calças mais grossas e apertadas, como o jeans, por um período prolongado de tempo. Roupas desse tipo não permitem que a pele respire corretamente, causando um ambiente perfeito para que as bactérias se aproveitem dos pelos encravados.
Quando o assunto é foliculite, o melhor mesmo é prevenir e a esfoliação é uma grande aliada. Use semanalmente cremes que possuam ingredientes como ureia ou ácido glicólico em sua composição. Se usados com freqüência, eles ajudam a desencravar os pelos.
Para evitar os pelos encravados, escolher o método certo de depilação é também muito importante. A depilação a laser é uma das mais recomendadas e eficientes, mas se precisar apelar para a lâmina, evite usá-la no sentido contrário ao crescimento dos pelos.
Se a foliculite surgir, o ideal é procurar um especialista que irá receitar antibióticos em comprimidos ou para serem aplicados no local atingido pela inflamação.
Normalmente são utilizados ácidos glicólico, salicílico e retinóico. Estes medicamentos ajudam a melhorar o aspecto da pele e tratar o quadro agudo da doença.