Livrar-se dos pelos indesejados (definitivamente!) : eis o sonho de muitas mulheres. Mas, antes de sair correndo para realizar um procedimento, que tal entender cada um deles?
Depilação com laser
O laser emite uma luz especial que ao penetrar na pele é atraído pelo pigmento que dá cor ao pelo, dessa reação, ocorre a liberação de calor. Esse aquecimento localizado super rápido provoca destruição total ou parcial do pelo. Quanto mais preto e grosso o pelo, maior a chance dele ser destruído numa única sessão, o pelo de cor intermediária geralmente requer múltiplas sessões.
Cuidado com a chamada fotodepilação, que é o nome dado à depilação feita por aparelhos de luz pulsada fraca ou luzes diferentes do laser. Ela é menos potente do que o método que utiliza laser, já que este atua diretamente no folículo do pelo, promovendo sua remoção com muito mais eficiência.
Enquanto nos tratamentos potente com laser ou luz intensa pulsada o pelo pode ser removido permanentemente ou demora muitos anos para voltar, na fotodepilação a recidiva do pelo é bem mais frequente, além disso ,um problema que tem sido observado com frequência é o aumento dos pelos causados pelo uso de energias baixas, que além de serem insuficientes para destruir o pelo, ainda estimulam as células troncos presentes nos folículos pilosos. Isso provoca o aumento dos pelos nas áreas tratadas. Outro problema ainda pior é o uso de energias intermediarias que causam o nascimento de pelos finos e claros difíceis de tratar mesmo com energia suficiente.
Depilação com luz intensa pulsada
O aparelho de luz intensa pulsada usa uma tecnologia que emite luz, mas não é um laser. No caso do laser, a luz é específica, ou seja, atinge um único alvo, por isso , o laser é mais seguro, no caso da luz intensa pulsada , esta luz gera calor na pele, que atinge vários tipos de alvo: a melanina (sardas), os vasos sanguíneos (microvarizes da face e colo) e o colágeno (flacidez e rugas). É possível conseguir resultados quase tão bons quanto com laser utilizando a luz intensa pulsada.
Mas afinal: qual a diferença entre luz pulsada e depilação a laser?
A luz intensa pulsada emite luz a todas as ondas de comprimento visíveis (como o flash de uma máquina fotográfica), enquanto que o laser emite um único feixe de luz numa onda de comprimento muito específica (como um ponteiro laser). Em relação à depilação, ambas são igualmente eficazes, porém a luz intensa pulsada requer um número maior de sessões e um cuidado maior por parte do médico que a aplica.
4 comentários em “Depilação com laser e luz intensa pulsada: qual a diferença?”
OI VALÉRIA ,HÁ QUANTO TEMPO! SAUDADES… ESPERO Q ESTEJA TUDO BEM!Q BOM ENCONTRAR C/ VC NOVAMENTE,MANDEI E MAIL ,SE ESTIVER CERTO ME RESPONDE OK?BJS REGINA.
Oi Regina, tudo bem?
Que legal que deixou recadinho aqui no blog! Um beijoooo!!!!
Olá, Valéria.
Estou pesquisando sobre técnicas de depilação definitiva e me deparei com um dilema. Realmente, não sei a quem recorrer para tirar essa dúvida.
Estou na dúvida entre usar a técnica de Luz Pulsada (Adéna) e o método a laser (Millenium Premium), ambos oferecidos pela mesma clínica. Tenho lido bastante coisa, mas ainda não sei qual será mais efetivo. Tenho muitos pelos que são grossos e pretos, e minha pele é branca. Quero um método mais eficaz possível, já que esses tratamentos são caros. O que você recomenda para ter um resultado mais duradouro?
obrigada desde já!
Olá Tassia,
Eu não posso falar nada sem conhecer a clinica em questão, mas o primeiro passo é verificar alguns pontos: a clínica onde você vai realizar o procedimento pertence a um dermatologista credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia? Há um especialista capacitado que estará sempre lá e responderá pelos resultados e possíveis efeitos colaterais?
Infelizmente já vi muitas clinicas abrirem, venderem pacotes e depois desaparecerem deixando os clientes abandonados, não estou dizendo que é o caso dessa clínica. Mas antes de escolher qualquer tratamento de depilação, verifique se há um médico que poderá avaliar o seu caso e analisar a melhor escolha.
Grande beijo!