Veja dicas de como tratar os fios das agressões do verão e os passos antes, durante e depois da exposição solar, praia e piscina
A primeira dica é não fazer qualquer descoloração 15 dias antes de mergulhos. Isso vale especialmente para quem faz luzes ou tonaliza o cabelos em tons de loiro ou platina. O ideal é esperar cerca de 15 dias para dar um mergulho, principalmente na piscina. Esse é o tempo para que a porosidade dos cabelos amenize e, assim, a penetração do sulfato usado nas piscinas não cause estragos na cor.
Outra dica para quando não for possível aguardar esse tempo, é utilizar a touca para entrar na água, essa é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de fugir dos cabelos ressecados e esverdeados.
Segunda dica: aposte em uma hidratação pré-verão. O tratamento antes das férias de ajuda a proteger os fios contra as agressões, apesar de não dispensar outros cuidados com cabelo durante os dias de praia e piscina. Assim, faça uma boa hidratação com máscaras nutritivas e complexos hidratantes ricos em aminoácidos e óleos vegetais antes de sua viagem.
Terceira dica, investir em bons produtos. Durante o verão, vale trocar o seu shampoo normal por um mais hidratante e, se possível, com filtro solar! Também deve ser providenciado, condicionador e creme de pentear com filtro solar, óleo capilar e chapéu com proteção UV para manter os fios saudáveis e protegidos dos raios solares
O filtro solar é imprescindível! Ao contrário da maioria das peles que quando agredida pelo sol consegue produzir mais melanina para se proteger, o cabelo não consegue aumentar a proteção. A radiação solar pode gerar efeitos na cor dos fios. Hoje sabemos que, dentre os fatores ambientais que alteram a estrutura das melaninas, a exposição à radiação ultravioleta, responsável pelo bronzeamento da pele, é o mais notável.
Os raios ultravioletas podem atacar a melanina e romper as ligações de queratina do cabelo, deixando-o frágil e quebradiço. Os raios UVA e UVB também podem causar queimaduras no couro cabeludo e perda de cabelo nessas áreas
Por isso, uma boa máscara ajuda a garantir a proteção necessária dos fios, opte por produtos que possuam proteção solar. A ideia é que um “filme” se forme em torno dos fios e os protejam e previnam dos efeitos do cloro e da luz solar
Quanto aos óleos, esses conferem lubrificação criando um filme em torno do fio do cabelo para proteger contra agressões.
Uma dica importante, muita gente usa nos cabelos a vaselina que é um derivado de petróleo. A vaselina é obtida a partir de uma série de purificações do petróleo bruto, da mesma forma que são obtidos outros derivados como a parafina sólida ou cera mineral, a parafina líquida ou óleo mineral. Como todo derivado de petróleo, o uso da vaselina tem um impacto ambiental considerável! Se você se preocupa com o meio ambiente e quer manter um planeta saudável para as próximas gerações, talvez seja melhor dar preferência à ingredientes que sejam mais facilmente renováveis, como os óleos e manteigas vegetais, especialmente aqueles com certificação orgânica.
É importante esclarecer também que o vilão da história não é o cloro, mas sim o sulfato de cobre, substância utilizada para a manutenção e a limpeza da água. Por ser de cor azul, ao reagir com o amarelo dos fios, acaba resultando no temido “fio verde”. Dicas para tirar o tom esverdeado:
Vinagre de maçã: Basta colocar quatro colheres de sopa (bem cheias) de vinagre de maçã em meio litro de água. Depois, misture e aplique no cabelo. Deixe por cerca de 15 minutos e, em seguida, lave como de costume. Importante: a proporção de vinagre deve ser sempre de 10% para o restante de água.
Leite: Você precisa dar preferência ao leite em sua forma integral. Basta aplicá-lo puro nos cabelos molhados de forma a deixar bastante encharcado. Deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, tire o excesso de leite com um pente. Se você perceber que algumas mechas ainda continuam esverdeadas, repita a operação até que toda a parte verde saia do seu cabelo.
Bicarbonato de sódio: Misture uma colher de sopa da substância em um copo de água e passe nos cabelos secos. Você também pode utilizar um borrifador (mais aconselhável para espalhar por todo o cabelo). Deixe agir por 5 minutos e aperte os fios, para ver a cor que “desbotará” juntamente à água. Em seguida, lave normalmente e capriche em uma máscara de hidratação ou ampola instantânea, para nutrir as madeixas;
Aspirina: Colocar em um copo com água morna oito aspirinas e esperar elas se dissolverem. Se o cabelo for pequeno, é só colocar meio copo de água e quatro aspirinas. Depois, é só aplicar nas partes verdes e deixar agir por mais ou menos 15 minutos. Enxágue e lave com shampoo e condicionador como de costume.
Por fim, um shampoo antirresíduos: Indicado para cabelos que não tenham escova progressiva, pois pode acabar com o efeito liso conquistado. Utilize o produto na primeira lavagem após a piscina, capriche na hidratação e dê um espaçamento até a próxima vez, já que ele tende a ressecar os fios. Com todas essas dicas, dá para aproveitar o verão com os cabelos bonitos e saudáveis.