Cuidados ao se barbear devem ser redobrados no inverno!

Os homens estão ficando mais vaidosos, por isso, as dúvidas em relação aos cuidados ao se barbear tem aparecido com frequencia aqui no consultório. Primeiro, separei três dicas importantes para que o barbear não prejudique e irrite a pele :

  • Ao movimentar a lâmina na pele, sempre acompanhe o sentido em que os pelos crescem.
  • Utilize sempre lâminas novas e individuais. Secar suavemente a pele e após hidratá-la com produtos calmantes.
  • A propriedade da pele também influencia e, como no pescoço a rugosidade é maior do que na face, o ideal é que se estique a pele para que a lâmina irrite menos.

 De quanto em quanto tempo a barba pode ser feita para irritar menos a pele?

O homem tem na face aproximadamente 500 folículos pilosos por cm2. Como o barbear retira a proteção natural da pele, ou seja, os pelos, o ideal é que haja intervalos entre os dias para deixar a pele menos ressecada e, assim, menos suscetível a irritações. O segredo de um barbear eficaz é realizar a preparação prévia da pele, com esfoliação suave e emoliência, para deixar o pelo mais flexível e prevenir estas irritações. No inverno,  redobrar o cuidado ao se barbear usando com mais frequencia cremes hidratantes e loções que formam um filme protetor na pele.

É importante que a lâmina esteja em boas condições, evitando que seja passada muitas vezes sobre a pele causando mais irritações. As lâminas deverão ser usadas no máximo por 2 vezes, evitando provocar ferimentos na pele quando esta perder o corte, principalmente nas peles mais sensíveis. Vale lembrar que elas são facilmente oxidadas quando úmidas e o risco de se adquirir uma infecção grave ao se barbear com lâminas enferrujadas é muito grande. Se o rosto estiver com alguma irritação, não use o aparelho até que a pele esteja curada, pois a escoriação na pele é uma porta de entrada para microorganismos, como bactérias, fungos e vírus.

Para garantir um barbear perfeito, siga este passo a passo:

  • O momento ideal para fazer a barba é logo após o banho morno ou após a aplicação de uma toalha morna, pois nestes casos a pele está mais dilatada e os pelos mais amolecidos, facilitando a remoção dos pelos.
  • O primeiro passo é estar com a pele limpa. Para a limpeza, utilize um produto adequado para cada tipo de pele. Evite produtos irritantes que contenha álcool, pois além de causar irritação, ressecam momentaneamente a pele e, com isso, aumentam a oleosidade por efeito rebote.
  • Aplique o creme, gel ou espuma de barbear e esperar agir por alguns minutos para suavizar a pele, amaciar os pelos e para que o barbear seja feito com menos irritações.
  • Faça a barba com um barbeador de três lâminas, que irrita menos a pele. Os sistemas de barbear possuem uma tecnologia mais avançada com menos agressão à pele, são aqueles aparelhos que permitem que seja feita a troca apenas da lâmina ou cartucho. Já os barbeadores elétricos irritam menos a pele do que as lâminas, diminuindo a chance de lesões na pele, pois não deixam cortes, mas a eficácia do método é menor.  Atualmente, muitos homens buscam a remoção dos pelos a laser como uma alternativa ao sofrimento criado por tantos problemas causados pelo modo de barbear convencional, como exemplo a pseudofoliculite.
  • Comece pelas laterais da face, depois pescoço, deixando por último o queixo, onde os pelos demoram mais para amolecer.
  • Após a retirada dos pelos, use uma loção ou gel pós-barba para hidratar e acalmar a pele. O creme ou gel para barbear são ideais para os homens que possuem pele normal a seca.  Os produtos em forma de mousse são indicados para a pele oleosa. Evite usar álcool após barbear, pode ser interessante associar um ingrediente chamado de Niacinamida, que melhora a hidratação da pele.
  • Lave o rosto com água fria para fechar os poros.
  •  Evite esfregar a toalha após o barbear, pois a pele se encontra mais sensível.
  • Se houver irritação, imediatamente faça compressas geladas com o chá de camomila, que age como antinflamatório na pele.
  • Realize a hidratação diária do rosto e pescoço com produtos que já contenham um antiaging, além de aplicar o fotoprotetor diariamente para manter a pele sempre saudável, evitando o envelhecimento e o câncer de pele.

0/5 (0 Reviews)

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos!

R. Barão de Teffé, 1000 – Jardim Ana Maria, Jundiaí – SP, 13208-761

(11) 4521-7197

Desenvolvido por: Agência Mostra
Open chat