Existem algumas substâncias presentes nas fórmulas de esmaltes que podem causar alergia, como o formaldeído, o tolueno e a mica. Alguns estudos apontam que o dibutilftalato (DBP), além de alérgico, também pode ser cancerígeno!
A solução mais indicada é ficar alguns dias sem esmalte e aproveitar o período para hidratar as unhas. O inverno é a melhor época do ano para fazer isso. Na verdade, o ideal é passar 3 dias por semana sem nada, nem esmalte nem base, em qualquer época do ano.
Além disso, quando for retirar o cosmético, prefira o removedor à acetona, pois ela resseca e retira a película protetora da unha. A acetona por si só já é capaz de danificar a unha e até mesmo a pele em volta!
Os removedores, além de não terem acetona, possuem lubrificantes e emolientes em sua formulação, o que proporciona às unhas mais hidratação. A tecnologia aplicada a esses produtos evoluiu tanto que hoje é possível encontrar alguns com silicone e até vitaminas.
Outra solução comum é utilizar as fórmulas hipoalergênicas. Mas mesmo elas podem causar reações. Além disso, os sintomas de alergia a esmaltes são muito parecidos com alergias à alimentos e maquiagens. Por isso, o dermatologista deve sempre ser consultado.