É importante secar bem as axilas antes de aplicar o desodorante, pois a umidade da pele atrapalha a aderência do produto. Além disso, a umidade favorece o crescimento dos micro-organismos locais que causam o mau cheiro. Em relação aos tecidos das roupas, os mais indicados são os tecidos leves que não acumulam umidade como o algodão. Os menos indicados são os sintéticos, os grossos e quentes.
No inverno, a questão do suor diminui muito, mas quem tem muita tendência ao mau cheiro ou excesso de suor deve respeitar isso em qualquer época do ano.
Roupas usadas e sem terem sido lavadas podem aumentar as chances do mau odor nas axilas porque ficam com suor e se tornam um local que facilita a proliferação de fungos e bactérias. Fique atento se você tem mais tendência ao problema!
De um modo geral, para quem tem muito odor, os bacteriostáticos são indicados, já quem tem muita transpiração os antitranspirantes devem ser escolhidos, quanto as manchas elas devem ser tratadas por um dermatologista. Até existem desodorantes que são teoricamente clareadores, mas a formula é muito suave e dificilmente devem funcionar.
Para quem tem a pele delicada, os desodorantes com álcool em sua composição devem ser evitados, pois os mesmos deixam a pele ressecada e eventualmente irritada. Vale lembrar que quem usa desodorante antitranspirante, deve evitar utilizá-lo à noite, quando o mesmo não é necessário e pode causar irritação.