As estrias estão na lista das coisas mais odiadas pelas mulheres. Elas ocorrem devido a um estiramento da pele, resultado de um ganho de massa muscular em pouco tempo. Vale lembrar que todos os excessos podem resultar em estrias, tanto ganhar peso, como perder e até mesmo as roupas apertadas, que prejudicam a circulação sanguínea. As piores estrias geralmente aparecem em adolescentes grávidas que engordam muito ou em quem toma hormônios para ganhar músculos.
O pior inimigo que faz aparecer as estrias é o sal, o seu excesso pode trazer também outros resultados negativos para o corpo. Logo em seguida, vem o açúcar e depois a gordura. Por isso, levar uma vida saudável e cuidar da alimentação são requisitos indispensáveis para quem quer se ver livre delas.
Mas se as estrias já apareceram, o jeito é recorrer a alguns procedimentos estéticos. Para tratá-las há diversos deles, como a microdermabrasão (peeling de cristal), peeling de tretinoína, luz intensa pulsada, microagulhamento, laser fracionado (erbium ou co2). Mas você sabia que qualquer pessoa pode iniciar um tratamento contra estrias? Pois é! Esses procedimentos podem ser feitos inclusive em crianças e grávidas. Quanto antes iniciar o tratamento, melhor!
Entre os ativos que ajudam neste processo estão o ácido retinóico, a vitamina C, o ácido glicólico e aquaporine. O ácido retinóico pode ser em creme ou em embalagem rollon, que facilita a aplicação só na área com estrias, evitando irritação em áreas desnecessárias.
Já quem deseja disfarçar essas marcas enquanto elas não somem pode recorrer a corretivos de alta cobertura. Alguns são mais secos e mancham menos a roupa. Mesmo assim, o ideal é esperar ele secar bem depois de ser aplicado na área desejada.
Na dúvida, procure um dermatologista de confiança!