Greyverse: antes e depois, a solução para os cabelos brancos

O que explica o surgimento dos cabelos brancos prematuros e o que dizem os estudos mais recentes o envelhecimento prematuro dos cabelos sempre teve grande repercussão psicossocial e socioeconômica, comumente associado ao envelhecimento apressado. Hoje, porém, os fios brancos são um sinal de liberdade e naturalidade mesmo que ainda incomode muita gente.

Causas do cabelo branco prematuro

O cabelo grisalho prematuro, quando acontece, costuma surgir antes de 20 anos em indivíduos caucasianos, 25 anos em asiáticos e 30 anos em africanos. As causas dependem principalmente do pigmento da melanina, a mesmo que dá cor a nossa pele! O couro cabeludo normal está sujeito a vários fatores classificados como intrínsecos e extrínsecos e que contribuem para o o envelhecimento do cabelo.

Os fatores intrínsecos são compostos pela genética, vários estudos já comprovaram essa influência.

Os fatores extrínsecos
Incluem poluição do ar, radiação ultravioleta, fumo e nutrição. Foi proposto que o efeito direto ou indireto de todos esses fatores resultam na geração de espécies reativas de oxigênio (ROS), levando assim a mais danos. Embora as pesquisas tenham se expandido nos últimos anos, o mecanismo exato que leva ao envelhecimento prematuro do cabelo ainda não é bem compreendido.

⦁ Radiação ultravioleta UV

A radiação ultravioleta (UV) é um fator externo fundamental para o estresse na pele e nos cabelos. O UVA (raio mais abundante no sol da manhã), tem a capacidade de induzir danos bioquímicos que causam mudanças de cor no cabelo, enquanto UVB (raios mais abundantes na hora do almoço, que queimam a pele) induzem perda de proteína que é responsável por alterações morfológicas externas como deterioração da cutícula dos fios de cabelo. A radiação UV está ligada ao aumento da produção de radicais livres que traz à tona danos ao DNA.

O cigarro e os cabelos brancos

A ligação entre fumar e o surgimento de canice (cabelos brancos) foi apontada no em estudos que mostraram que os fumantes são 2,5 vezes mais propensos a terem cabelos brancos, mas esse fator é controverso e alguns outros estudos não confirmaram. O mecanismo também é ligado à geração de grandes quantidades de radicais livres , levando a pré-danos maduros aos folículos capilares. Infelizmente, fumar não é apenas associado aos cabelos grisalhos, mas também tem impacto potencial na queda de cabelo.

Cabelos brancos, sedentarismo e dietas

O estilo de vida sedentário e a qualidade de vida de um indivíduo, com base na sua rotina diária, ambiente pessoal, familiar, social, profissional e seu relacionamento com os outros, tendem a influenciar negativamente o crescimento intenso e nutrição das células, levando a uma exaustão prematura e embranquecimento dos fios. Uma forte associação de canice e hábitos alimentares irregulares, com deficiência nutricional (vitamina B12, biotina, cobre, zinco, selênio e ferro) também foi mostrada em vários estudos.

Luz no fim do túnel?

Até agora, a única opção para quem não quer ficar com os cabelos brancos é a tintura que obriga as pessoas a renovarem constantemente a ação da cobertura.

Entretanto, um novo ativo com mecanismo inovador surge como tratamento de repigmentação dos fios brancos: o Greyverse. O ativo Greyverse é o primeiro peptídeo biomimético do Alfa-MSH, um hormônio estimulante dos melanócitos (células produtoras do pigmento que dá cor ao cabelo) e que atua no gene MC1-R (encontrado no melanócito e que tem a função de ativar a produção de melanina). Os peptídeos biomiméticos simulam as proteínas naturais e agem rapidamente, promovendo o aumento da pigmentação ao mesmo tempo que diminui o estresse oxidativo do bulbo capilar. O ativo atua no tratamento dos fios brancos, devolvendo sua pigmentação natural progressivamente. O produto pode ser manipulado pelo dermatologista e, de acordo com o fabricante, é necessário utilizar por 3 meses para ter um efeito ideal.

Um estudo americano recentíssimo de 2021 (VIDE REFERENCIAS ABAIXO), feito em camundongos, mostrou a potencial combinação terapêutica chamada RT1640, que é composta por duas drogas que são conhecidas por estimular o crescimento do cabelo (ciclosporina A [CsA] e minoxidil), junto com RT175, um ligante de imunofilina não imunossupressor que está implicado na regeneração de tecidos. Usando o modelo de camundongo agudo de cabelo grisalho induzido por radiação ionizante, demonstrou-se que essa combinação promove a regeneração do sistema de pigmento do cabelo durante e após o tratamento.

Referência:

Kaur K, Kaur R, Bala I. Therapeutics of premature hair graying: A long journey ahead. J Cosmet Dermatol.

2019 May 22. doi: 10.1111/jocd.13000. Epub ahead of print. PMID: 31115162.

Anderson ZT, Palmer JW, Idris MI, Villavicencio KM, Le G, Cowart J, Weinstein DE, Harris ML. Topical RT1640 treatment effectively reverses gray hair and stem cell loss in a mouse model of
radiation-inducedcanities. Pigment Cell Melanoma Res. 2021 Jan;34(1):89-100.

Veja outros links sobre cabelos e cuidados:

Saiba a razão do tom esverdeado nos cabelos nesse verão

Na Mídia: Como cuidar do cabelo no verão

3/5 (70 Reviews)

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos!

R. Barão de Teffé, 1000 – Jardim Ana Maria, Jundiaí – SP, 13208-761

(11) 4521-7197

Desenvolvido por: Agência Mostra
Open chat