Alguns produtos de beleza, atualmente, possuem ativos antioxidantes na fórmula que são capazes de prevenir o envelhecimento, manchas, câncer de pele e rugas.
Os antioxidantes ajudam no combate aos radicais livres, pois impedem a sua formação, favorecendo a remoção de danos da molécula de DNA e a reconstituição das membranas celulares danificadas.
Muito tem se falado a respeito dos radicais livres, que são átomos ou moléculas instáveis, produzidos continuamente nos processos metabólicos naturais do organismo, que representam uma ameaça à estabilidade do corpo como um todo porque atacam e danificam as estruturas celulares, o que causa, entre outras coisas, o envelhecimento em si, além de outras alterações na pele como inflamação, câncer, descoloração, ressecamento, perda de elasticidade e rugas.
Os radicais livres são formados naturalmente pelo metabolismo humano, mas fatores como a poluição do ar, tabagismo, exposição à radiação, exercícios físicos, álcool, processos infamatórios e ingestão de certas drogas ou materiais pesados podem também ser fontes de radicais livres.
Recomendações de uso de produtos com antioxidantes na fórmula
Existe o antioxidante tópico e o oral. Uma boa dieta colorida e rica em frutas verduras e legumes é o primeiro passo. O antioxidante oral deve ser usado por todos que sofrem algum tipo de estresse, desde poluição, excesso de trabalho , exercício e até sol. O principal é que os antioxidantes devem ser tomados pela manhã e antes de qualquer estresse muito grande, como uma corrida ou exposição solar. Além dos orais também existem os tópicos, que podem e devem ser aplicados na pele antes do filtro solar, como é o caso da vitamina C, e podem estar associado ao filtro solar, maquiagem, hidratante e ácido noturno.
No próximo post, vou falar um pouco mais sobre este tema. Caso tenha alguma dúvida, escreva aqui no blog que em breve responderei!
Um beijo,
2 comentários em “Ativos antioxidantes: entenda os benefícios”
ola doutora tenho melasmas , e gostaria de saber se pycnogenol ajuda a amenizar este problema, ja faço o uso de acido noturno e uso protetor solar diariamente pelo menos 3 vezes ao dia e tb procuro nao me expor ao sol devido ao problema, por isso gostaria de saber mais sobre esse medicamento . obrigado
Olá Dhemerson. Para saber qual tratamento é o melhor pra você, precisaria te avaliar, pois precisam ser avaliados aspectos como tipo de pele, genética, histórico familiar de doenças, hábitos de vida e outros, ou seja, o ideal é marcar uma consulta. Obrigada!