Uma pergunta bastante frequente aqui no consultório está relacionada às manchas de pele. Muitas pessoas me questionam se é mesmo possível combatê-las e apagá-las. Por isso hoje, resolvi escrever um pouco mais sobre este assunto aqui no blog. E para começar, a resposta é SIM!
As causas do surgimento de manchas são variadas, podem ter se originado devido a alterações na produção de melanina (pigmento da pele), infecções (micoses, vírus), distúrbios hormonais (melasmas), alterações vasculares, tumores, exposição ao sol ou marcas secundárias a inflamação local (acne). A mais comum é a melanose solar, também chamada de sardas nos adolescentes ou mancha senil e está relacionado a exposição solar.
Para apagá-las, o laser para tatuagem (Q- Switched ) pode ser uma boa opção, o laser fracionado não ablativo é a segunda opção, já se não for melasma, a luz intensa pulsada pode ser usada. Na verdade, o ideal para decidir sobre um tratamento é procurar um médico especialista, pois apenas com uma avaliação detalhada, feita pessoalmente, é que podemos decidir qual técnica poderá trazer melhores resultados.
Se você ainda não tem manchas na pele, não deixe de tomar todos os cuidados necessários. Lembre-se sempre que o uso de proteção solar deve ser diário, independentemente do dia estar ensolarado ou não! Reaplique o protetor com frequencia! Uma dica para não se esquecer de reaplicá-lo é associar com o hábito de escovar os dentes. Sempre que for escovar, lembre-se do protetor também! Aí fica mais fácil, né?
Um beijo,