Todos nós sabemos a importância de usar filtro solar diariamente. O assunto é abordado por diversas mídias, médicos e esteticistas com muita frequência. Dentre os benefícios que esse produto nos traz, está a prevenção do câncer de pele, da insolação e de queimaduras solares.
Gosto de destacar para minhas pacientes, amigas e todos que perguntam, que o filtro solar não deve ser usado apenas nos dias de sol, já que os raios ultravioletas existem até mesmo nos dias nublados e em pleno inverno.
Hoje, o mercado oferece várias opções do produto: creme, gel, spray e aerosol. Por isso, resolvi escrever este post para ajudar você a escolher o melhor para o seu tipo de pele.
Creme
São indicados para quem tem pele envelhecida ou seca, por seu poder de hidratação, já que as fórmulas costumam ter uma textura mais forte, e muitas ainda são enriquecidas com vitaminas. As pessoas de pele oleosa devem evitar esse tipo de formulação, especialmente no rosto. O mesmo serve para quem tem acne.
Os cremes são ideais para quem gosta de praticar esporte dentro da água, pois são muito resistentes. Os cremes com formulação infantil são os melhores porque, na superfície, protegem dos danos e raios solares, enquanto os ativos internos tratam e recuperam a pele. A desvantagem, porém, é que este tipo de emulsão costuma deixar a pele mais “pegajosa”, sendo um incômodo para a maioria dos adultos.
Spray e aerosol
Os protetores em spray costumam ser os preferidos dos homens, que não gostam de perder tempo passando o filtro solar em creme. A vantagem é que cobrem áreas extensas mais homogeneamente, já que espalham com facilidade e não deixam aquele aspecto engordurado, o que é ideal para pessoas de pele oleosa. Além disso, os filtros em spray possuem um bom filme protetor. Contudo, essa camada não dura muito e requer mais reaplicação: a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.
Gel
O gel não tem uma ampla faixa de proteção devido à própria característica da textura; pode ser usado no dia a dia, mas não é bom para a praia ou piscina. É indicado a pessoas com pele morena, que possuem mais proteção natural. Além disso, os produtos em gel tendem a ser menos gordurosos do que as formulações em creme, sendo ideal, também, para a pele oleosa ou mista – esta última, cuja oleosidade se mantém apenas na zona T (testa e nariz). O tempo de fixação na pele, por sua vez, dependerá do uso correto e do tipo de exposição solar.