A celulite costuma ser um assunto que incomoda muitas mulheres. Mas você sabe como ela surge? Bem, geralmente devido a tendência genética, que é o fator mais importante e decisivo. A quantidade, a disposição e a sensibilidade dos receptores para hormônios nas células de gordura são geneticamente determinadas, dando uma tendência individual e principalmente para algumas raças.
A incidência é maior na raça branca, ocorrendo menos em negros e orientais. Mas vale lembrar que outros fatores atuam piorando ou acentuando essa condição genética pré-existente. Separei uma listinha dos mais relevantes:
- Alimentação (comida com muito sal e poucas frutas, verduras e legumes)
- Sedentarismo
- Fumo
- Álcool
- Hormônios
- Má circulação
- Roupas justas como jeans (pois podem dificultar o retorno venoso das pernas)
- Gravidez
- Stress
Ainda não existem tratamentos milagrosos que possam solucionar totalmente a celulite e as estrias. Nós podemos ter aliados que, junto com a dieta e exercícios físicos, vão ajudar. Há várias técnicas disponíveis, a drenagem linfática manual tem boa indicação para prevenção e para celulites mais leves. Alguns lasers também ajudam a quebrar essas moléculas de gordura para que sejam absorvidas depois pelo organismo, mas infelizmente com poucos resultados comprovados.
A drenagem linfática é um procedimento simples e que se destaca quando além de prevenir e tratar a celulite, pensamos em desinchar o corpo e melhorar a vascularização das pernas. A resposta é imediata. Nos primeiros dias, aumenta o efeito diurético e, a partir da segunda semana, as pernas estão desinchadas e os pontos doloridos aliviados.