Seus fios estão frágeis? Já ouviu falar em intemperismo capilar?
O que a geologia e o seu cabelo podem ter em comum? O intemperismo capilar é um nome não muito usual, temos que concordar, mas, acredite, ele foi emprestado da geologia. O intemperismo é um processo de desgaste das rochas causado por fatores do meio ambiente. E sim, esse assunto tem relação com o nosso cabelo.
A dermatologista, pós-graduada em Harvard e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra. Valéria Campos, fala sobre os danos que o uso excessivo de alguns equipamentos podem provocar à nossa saúde.
Ela aborda sobre o uso do secador e chapinha, que causam danos à estrutura interna dos fios. “O calor desnatura, ou seja, muda a forma da queratina, a proteína responsável pelas propriedades mecânicas, como elasticidade e resistência dos fios de cabelo, deixando o fio mais frágil”, explica a dermatologista.
Em relação aos cuidados necessários, Valéria avalia o uso do Pantenol, que é uma vitamina chamada pró-vitamina B5. Ele está presente na nossa pele, nos nossos cabelos e é essencial para a saúde, cicatrização e maciez dos fios e epiderme.
“O pantenol é praticamente uma unanimidade, pois tem função hidratante, melhora a textura capilar, evita pontas duplas, revitaliza os fios danificados e fracos, dá brilho, maciez e força aos fios”, ressalta a médica.
A especialista afirma ainda que existem outras substâncias e maneiras capazes de ajudar na recuperação dos cabelos. “Já as ceramidas são lipídios que fazem com que a água e os outros nutrientes permaneçam nos fios.”
Se você está na dúvida sobre qual cuidado adotar, a dermatologista Valéria Campos indica. “Aposte em proteínas, colágeno, aminoácidos, elastina e queratina se o objetivo for reconstrução. A queratina protege e dá resistência, mantém a vitalidade e a hidratação dos cabelos e garante ao fio um aspecto mais brilhante e sedoso.”
Quer saber mais sobre essa reportagem especial? Acompanhe ela na íntegra: Universa UOL