Confira dicas de cuidados com os cabelos antes, durante e depois da praia e da piscina e como protegê-los da exposição solar
A gente sabe da importância da hidratação dos cabelos. Hidratar os fios ajuda a protegê-los da ação do sol, do frio e do vento, conferindo saúde, brilho e maciez durante todo o ano. Além da hidratação, também é muito importante secar delicadamente os fios com uma toalha e usar protetor de calor sempre antes de usar o secador e a chapinha. A hidratação é importante para todos os tipos de cabelo, principalmente nos fios que possuem química, isso porque a realização de procedimentos no cabelo pode deixar os fios mais ressecados e quebradiços ao longo do tempo.
Usar um creme para hidratação também é importante, pois ajuda a repor a água que os fios perdem ao longo do tempo e reduz o ressecamento e o efeito frizz. Esses cremes devem ser usados de 2 a 3 vezes por semana, de acordo com o estilo de vida da pessoa, ou seja, se fica muito exposta a variações de temperatura, se pratica atividade física ou se tem o costume de prender muito o cabelo, por exemplo.
O verão exige ainda alguns cuidados extras como não descolorir os fios por pelo menos 15 dias antes de mergulhos na praia ou na piscina. Especialmente quem faz luzes ou tonaliza o cabelos em tons de loiro ou platina, Esse é o tempo ideal para que a porosidade dos cabelos amenize e, assim, a penetração do sulfato usado nas piscinas não cause estragos. Uma dica para quando não for possível é utilizar a touca para entrar na água — essa é uma das maneiras mais fáceis e rápidas de fugir dos cabelos ressecados e esverdeados.
Invista em uma hidratação pré-verão, o tratamento antes das férias ajuda a proteger os fios contra as agressões, apesar de não dispensar outros cuidados com cabelo durante os dias de praia e piscina. Assim, faça uma boa hidratação com máscaras nutritivas e complexos hidratantes ricos em aminoácidos e óleos vegetais. Aposte em bons produtos, pois durante o verão vale trocar o seu shampoo normal por um mais hidratante e se possível com filtro solar! O mesmo vale para condicionador e creme de pentear com filtro solar, óleo capilar e chapéu com proteção UV para manter os fios saudáveis e protegidos dos raios solares.
O filtro solar no cabelos é imprescindível! Ao contrário da maioria das peles, que quando agredida pelo sol consegue produzir mais melanina para se proteger, o cabelo não consegue aumentar a proteção. A radiação solar pode gerar efeitos na cor dos fios. Hoje sabemos que dentre os fatores ambientais que alteram a estrutura das melaninas, a exposição à radiação ultravioleta, responsável pelo bronzeamento da pele, é o mais notável. Os raios ultravioletas podem atacar a melanina e romper as ligações de queratina do cabelo, deixando-o mais frágil e quebradiço. Os raios UVA e UVB também podem causar queimaduras no couro cabeludo e perda de cabelo nessas áreas. Uma boa mascara ajuda a garantir a proteção necessária dos fios.
Outras dicas:
Vinagre de maçã: coloque quatro colheres de sopa (bem cheias) de vinagre de maçã em meio litro de água. Depois, misture e aplique no cabelo. Deixe por cerca de 15 minutos e, em seguida, lave como de costume. Importante: a proporção de vinagre deve ser sempre de 10% para o restante de água.
Leite: de preferência o integral. Basta aplicá-lo puro nos cabelos molhados de forma a deixar bastante encharcado. Deixe agir por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, tire o excesso de leite com um pente. Se você perceber que algumas mechas ainda continuam esverdeadas, repita a operação até que toda a parte verde saia do seu cabelo.
Bicarbonato de sódio: misture uma colher de sopa da substância em um copo de água e passe nos cabelos secos. Você também pode utilizar um borrifador, que ajuda a espalhar por todo o cabelo. Deixe agir por 5 minutos e aperte os fios, para ver a cor que “desbotará” juntamente à água. Em seguida, lave normalmente e capriche em uma máscara de hidratação ou ampola instantânea, para nutrir as madeixas.
Aspirina: colocar em um copo com água morna oito aspirinas e esperar elas se dissolverem. Se o cabelo for pequeno, é só colocar meio copo de água e quatro aspirinas. Depois, é só aplicar nas partes verdes e deixar agir por mais ou menos 15 minutos. Enxágue e lave com shampoo e condicionador como de costume.
Shampoo antirresíduos: é indicado para cabelos que não tenham escova progressiva, pois pode acabar com o efeito liso. Utilize o produto na primeira lavagem após a piscina, capriche na hidratação e dê um espaçamento até a próxima vez, já que ele tende a ressecar os fios.
E o mais importante, independente da época, mantenha seus fios bem hidratados!