Com o passar do tempo, a nossa pele, assim como os demais órgãos do corpo, sofre alterações e envelhece. A perda de elasticidade e do brilho natural, o aparecimento de algumas rugas e flacidez são os sinais mais característicos.
Alguns fatores aceleram o envelhecimento da pele: passar por muito estresse, ter hábitos ruins e, principalmente, abusar do sol, fazem que o aspecto dela seja alterado mais cedo. Fumantes tem rugas profundas ao redor dos olhos, da boca e nas bochechas. Já o excesso de álcool faz com que o organismo libere mais radicais livres.
Mas mesmo assim, é possível amenizar o processo de envelhecimento. Mantenha hábitos saudáveis, sem excessos, e use protetor solar todos os dias. A alimentação também é um ponto forte. Invista em saladas, frutas e alimentos ricos em fibra. Beba bastante água e consuma alimentos antioxidantes (cenoura, chá verde, frutas cítricas, linhaça, suco de uva integral). Eles combatem os radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e afetam negativamente o organismo.
Existem também vários tratamentos estéticos que ajudam a manter a pele jovem por mais tempo. Peelings e outros tratamentos à base de ácidos costumam ser os mais indicados. Além disso, as vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e a vitamina E, são benéficas por apresentarem ação fotoprotetora discreta, que, somada aos benefícios dos filtros solares, melhora também a formação de colágenos.