Durante a gravidez, muitas mulheres têm que lidar com um problema um tanto incômodo: os melasmas ou cloasmas, aquelas manchas que aparecem na pele.
Normalmente amarronzadas, elas costumam aparecer no colo, braços e rosto, principalmente nas bochechas, testas, nariz e lábio superior. A barriga também pode ganhar manchas durante a gravidez.
Isso acontece por causa do alto índice de estrógeno no organismo. Hormônio responsável pela gestação, ele aumenta a sensibilidade de pele à luz solar. Alterações hormonais características da gravidez também contribuem para o aparecimento das manchas.
Para se livrar dos melasmas, o melhor mesmo é procurar um profissional. O tratamento normalmente é feito à base de ácido glicólico, ceramidas 3B e protetor solar e pode começar ainda na gestação. Depois que a mãe parar de amamentar, podem ser feitos peelings suaves à base de ácido retinóico, kójico, fídico, licorice, arbutin e hidroquinona.
A intensidade e duração do tratamento vão depender das manchas. Quando a pigmentação está restrita à epiderme, que é a camada mais superficial da pele, é bem mais fácil eliminá-las. Mas se a pigmentação já tiver atingido a derme, fica mais difícil corrigir o problema.
3 comentários em “Como se livrar das manchas de gravidez”
Gostaria de saber se você realiza consultas em Brasília, ou se tem algum dermatologista de sua confiança para indicar. Gostaria de fazer um tratamento para melasma. Obrigada Wilde Broda
Olá Wilde, infelizmente não realizo consultas em Brasília e no momento não me recordo de algum especialista que conheço e que atenda aí.
De qualquer forma, obrigada pelo contato. Se tiver alguma outra dúvida em que eu possa ajudar, será um prazer!
Grande beijo!
Dra. Valéria, você aconselha o laser Etherea para o tratamento de melasma? Obrigada mais uma vez pela atenção.
Wilde