Manchas de pele: como cuidar?

Boa tarde! Esta semana recebi a solicitação de um jornalista, com perguntas sobre manchas. Como este tema é bastante recorrente e aqui na clínica sempre recebo pacientes procurando a solução para este problema, vou aproveitar e publicar aqui pra vocês no blog. Espero que ajude a tirar algumas dúvidas!

O que são manchas? As manchas são alterações na coloração da pele que podem aparecer em qualquer idade e apresentar diferentes tonalidades. Não necessariamente representam problemas, mas devem ser sempre checadas por um dermatologista preferencialmente membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Qual a causa delas? As causas são variadas, como: alterações na produção de melanina (pigmento da pele), infecções (micoses, vírus), distúrbios hormonais (melasmas), alterações vasculares, tumores, exposição ao sol e marcas secundárias a inflamação local (acne). Muitas vezes elas são acompanhadas de outros sinais e sintomas, o que pode ajudar na definição da causa. A mais comum é a melanose solar, também chamada de sardas nos adolescentes ou mancha senil, esse tipo de mancha esta relacionado a exposição solar.

Tem como evitar? O ideal é a prevenção do surgimento das manchas, que deve ser feita através do uso de proteção solar nas áreas continuamente expostas ao sol, onde as manchas se manifestam. Não é apenas o sol da praia ou piscina, mas também o sol do dia a dia,inclusive o sol que passa pela janela do carro e de casa e vai gradativamente  danificando as células que, no futuro, vão sofrer alterações e dar origem às manchas.

No Verão é mais arriscado ficar com a pele manchada? Sim, mas não apenas pelo aumento dos raios ultra violetas, mas também pelo calor. Apenas o aumento da temperatura já piora as manchas. Além disso, os raios visíveis do computador e das lâmpadas também mancham a pele, e a melhor proteção para os últimos é o pigmento da base, por isso os filtros solares com cor de base também são boas opções.

Quais outros tratamentos tiram as manchas da pele? O tratamento pode ser feito de várias maneiras, como a cauterização química, a criocirurgia, a dermoabrasão, os peelings químicos, luz intensa pulsada e o laser. Os resultados costumam ser bons, desde que a técnica seja empregada de forma adequada. O exagero na aplicação pode deixar manchas claras ou até mesmo cicatrizes residuais. O profissional treinado para estes tratamentos é o médico dermatologista.

0/5 (0 Reviews)

Você também vai gostar

3 comentários em “Manchas de pele: como cuidar?”

  1. Olá, Cristiane! Estamos frequentemente atualizando o blog com informações e novidades. Você deseja saber algo mais específico? Vou cadastrar o seu e-mail em nossa newsletter aqui do blog, assim você vai receber diretamente na sua caixa de entrada. Depois você apenas confirma o recebimento desta inscrição aqui, ok?

    Obrigada!
    Grande beijo!

Deixe um comentário

Assine e receba conteúdos exclusivos!

R. Barão de Teffé, 1000 – Jardim Ana Maria, Jundiaí – SP, 13208-761

(11) 4521-7197

Desenvolvido por: Agência Mostra
Open chat