Prezados associados,
Temos recebido em nossos meios de comunicação relatos de queimaduras, ulcerações, discromias e cicatrizes em decorrência do uso de um produto conhecido como Pointts. Trata-se de um frasco contendo uma mistura de éter dimetílico, propano e isobutano, indicado pelo fabricante para tratamento de verrugas virais. Verificamos que o Pointts possui registro na Anvisa (80585180001), com validade até 17 de outubro de 2016. É vendido nas farmácias sem necessidade de receita médica e, segundo outras informações recebidas, o Pointts tem sido utilizado em várias dermatoses, inclusive cânceres cutâneos, dificultando o diagnóstico e tratamento adequados.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), preocupada com os potenciais riscos deste produto utilizado pela população, vem se manifestando para que sejam tomadas medidas de controle de venda e supervisão de propagandas sobre o produto, a fim de diminuirem os riscos do uso de maneira inadequada e indiscriminada.
Recentemente, membros da Diretoria da SBD se reuniram em Brasília com representantes da Anvisa para discutir e se posicionar sobre o Pointts, tanto em relação aos perigos da venda e uso indiscriminado, quanto aos erros contidos na bula do produto. Todas as nossas queixas foram compreendidas e protocoladas, no entanto, foi orientado que nossos associados notifiquem todos os casos atendidos com complicações do uso indevido do produto, para que existam provas que respaldem nossas notificações e auxiliem nos feitos futuros.
Dessa forma, viemos novamente por meio desta, orientar a todos que atenderem pacientes ou souberem de complicações com o uso do produto Pointts, para notificar o caso no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br/notivisa), gerando dados de vigilância sanitária que fundamentem este órgão nas suas decisões. Caso surjam dúvidas no processo de notificação, favor entrar em contato comcientifico@sbd.org.br.
Contamos com a colaboração e o empenho de vocês para que juntos possamos mudar o cenário atual a respeito do Pointts.
Estamos à disposição para mais esclarecimentos.
Atenciosamente,
Diretoria da SBD – Gestão 2013/2014