O colágeno é uma proteína que forma feixes de fibras brancas, geralmente de contorno ondulado, que se cruzam e entrelaçam. Sua principal função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas, ou seja, é o grande responsável pelo rejuvenescimento da pele!
A proteína forma uma matriz cutânea onde se alojam várias substâncias e células, sendo essencial para a manutenção da forma e integridade do tecido, promovendo elasticidade e resistência à pele.
Nosso corpo naturalmente produz colágeno, mas não a vida inteira! Essa proteína é mais abundante durante a infância, tendo sua produção diminuída na puberdade e estabilizando-se por volta dos 20-30 anos.
A partir de então perdemos, a firmeza da pele, a elasticidade e o tônus gradativamente. Isso faz com que aconteça uma redução da capacidade de regenerar células, tornando a epiderme e a derme finas e atrofiadas.
Isso não significa, porém, que depois dos 30 anos não haja solução. Existem diversos tratamentos que visam estimular a produção de colágeno novo, como o laser, radiofrequência, infravermelho e ultrassom focado. A manutenção deve ser anual.