Muito se ouve falar dos males do formaldeído, mais conhecido como formol. Ele é um dos principais suspeitos de causar alergia a esmaltes, e é geralmente encontrada na resina do produto, cuja função é dar aderência e durabilidade ao produto.
Nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa Ocidental o uso da substância na composição dos esmaltes já é proibido, mas ainda falta uma conscientização maior no Brasil. Apesar disso, o formol é responsável por apenas 5% dos casos de alergia a esmaltes
A grande maioria das reações alérgicas, na verdade, é causada pelo tolueno, que é um solvente muito barato, e por isso também é muito usado nas fórmulas tradicionais. A boa notícia é que á virou tendência mundial tirá-lo das composições mais comuns de esmalte.
Para saber se você possui alergia ou não, fique atenta aos sintomas: o rosto e o pescoço normalmente apresentam vermelhidão e coceira. Porém, essas mesmas reações podem ser alergia à alimentos e maquiagens. Para ter certeza do motivo real da alergia, só consultando um dermatologista!