Entre todos os cosméticos, o esmalte é o que mais frequentemente causa alergia nas pessoas. Algumas vezes não é culpa do produto, já que aproximadamente 10% da população mundial é alérgica.
Mas algumas vezes, o problema é causado por substâncias presentes nos esmaltes. São quatro os grandes vilões presentes na composição do produto: formaldeído, tolueno, mica e dibutilftalato (DBP).
O formaldeído, ou formol, já é proibido em muitos países, e a retirada do tolueno das fórmulas já é tendência mundial. Apesar de mais raro, algumas reações alérgicas podem ainda ser provenientes da mica, pigmento muito utilizado nos esmaltes perolados e cintilantes.
A grande procupação, a meu ver, deveriam estar nos esmaltes com dibutilftalato. Mais recentemente, alguns estudos científicos vêm mostrando que o DBP pode ser cancerígeno! E ele é bastante usado nas fórmulas, já que faz o esmalte durar mais.
Os sintomas se manifestam, normalmente, no rosto e no pescoço, apresentando vermelhidão e coceira. Porém, sintomas comuns podem resultar de alergia à alimentos e maquiagens. E para ter certeza do motivo real da alergia, só consultando um dermatologista!
2 comentários em “Fuja dos esmaltes que causam alergia!”
Obrigada pelas boas dicas💜
Olá, Suely!
Fico feliz que acompanha as dicas no meu blog!
Grande beijo,
Valéria Campos.