Unhas fracas, quebradiças ou que descamam são uma das principais reclamações que recebo no consultório. Tanto que a fórmula de esmalte que mais receitamos aqui na clínica são aquelas para tratar onicólise, as unhas quebradiças.
Mas por que elas ficam assim, afinal? Por causa dos químicos presentes na maioria dos produtos. Esmaltes de secagem rápida, sprays de secagem, acetonas e removedores de esmalte são exemplos de produtos que possuem aditivos prejudiciais.
Quando usados em excesso, eles ressecam muito as unhas e por isso elas quebram com mais facilidade. Além disso, deixam a unha sem brilho e podem até causar manchas brancas na superfície.
Alguns sabonetes e o uso excessivo de água quente também podem ter o mesmo efeito, além de produtos de limpeza, como detergentes, desinfetantes e desentupidores químicos.
Por isso, sempre recomendo o uso de luvas para lavar louças e manejar produtos de limpeza na hora de limpar a casa. Também seria bom evitar os produtos de secagem e removedores que citei anteriormente. Não precisa deixar de usar, apenas use com moderação!