A flacidez é um fenômeno natural que vem com a idade, mas outros fatores também determinam esta efemeridade, como a perda de peso muito rápida. Não é específica das mulheres, mas é mais comum a este sexo devido a fatores hormonais.
De forma geral, pode-se dizer que a pele fica flácida por falta de colágeno. Já é provado que a partir dos 25 anos de idade, a produção e qualidade desta proteína de colágeno entram em declínio, chegando em torno de 30% da produção original aos 50 anos.
Quando se perde peso, a pele que “sobra” também não tem a mesma capacidade de retratação e elasticidade, então fica flácida. O sedentarismo, o fumo, a má alimentação, o estresse e o sol também são fatores responsáveis pela flacidez, pois privam a pele de substâncias, vitaminas e proteínas necessárias para a formação de colágeno.
Existem basicamentes três lasers para tratar a flacidez: o laser infravermelho, a radiofrequência e o ultrassom, que atuam na profundidade da pele por aquecimento. Quanto mais jovem se iniciar o tratamento, melhor será a resposta.
Não há contra-indicação quanto ao tipo de pele, ou seja, tanto pessoas de pele negra quanto morena podem fazer, desde que o médico seja qualificado e experiente, já que esse tipo de pele mancha facilmente.
A maioria dos tratamentos pedem por oito sessões quinzenais, e os resultados podem ser vistos, na maioria das vezes, a partir da 4ª sessão. No entanto lembre-se: cada organismo tem seu ritmo e é preciso respeitá-lo!