Os diversos tons de olheiras são determinados pela cor da pele. Nas olheiras arroxeadas ocorre o acúmulo de vasos sanguíneos no local e estas são mais visíveis em quem tem a pele clara. Neste caso, procure corretivos com tons amarelados.
As olheiras acastanhadas ocorrem pelo excesso de melanina e são determinadas por fator racial, atingindo, principalmente, os descendentes de árabes, indianos e ibéricos. Os corretivos mais indicados nestes casos são os rosados e roxos.
Já as olheiras escuras e fundas são características da anatomia palpebral de cada pessoa. Este tipo de olheira pode possuir pigmentações marrons e roxas juntas. Neste caso, é necessário usar dois corretivos, o primeiro para neutralizar (rosado) e o segundo para uniformizar a região com o tom da pele do rosto (bege).
A cor das olheiras é determinada pelo tipo de pele, por fatores envolvidos na sua etiologia, como constitucionais, melânicos, vasculares além de fatores externos (exposição solar, tabagismo, etilismo e privação de sono). A vascularização intensa local aumenta o escurecimento da pálpebra devido à visualização dos vasos dilatados, por transparência.
As olheiras acastanhadas causadas pelo acúmulo de melanina também podem ser desencadeadas pelo excesso de sol ou estímulo hormonal. As olheiras azuladas tendem a agravar-se em situações de estresse e cansaço, quando a circulação sanguínea da região torna-se parcialmente comprometida.
Por isso, evitar o estresse e tentar levar uma vida saudável e mais equilibrada podem ajudar a deixar as olheiras bem longe da gente! Não custa tentar! 😉